Desde que foi anunciada a lista dos 23 jogadores que concorrem ao prêmio da Bola de Ouro 2015, muito se tem especulado sobre quem será o vencedor. No entanto, uma coisa parece ser unanimidade entre os especialistas: Lionel Messi é o favorito para conquistar o troféu pela quinta vez em sua carreira.

Os números e desempenhos recentes do craque argentino justificam esse favoritismo. Na temporada passada, Messi foi o artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, com 10 gols, e foi fundamental para a conquista do título pelo Barcelona. Além disso, o jogador foi o maior responsável pela conquista do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei pelo time catalão.

Na atual temporada, Messi tem mantido o alto nível de desempenho. Até o momento, são 19 gols e 10 assistências em 22 jogos disputados pelo Barcelona. Seu entrosamento com os companheiros de equipe Neymar e Suárez é uma das principais armas do time na busca por títulos.

Apesar do favoritismo de Messi, seus concorrentes também estão em boa forma. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, vem tendo uma temporada de altos e baixos, mas ainda é um dos principais nomes do futebol mundial. O português já conquistou três vezes o prêmio da Bola de Ouro e, se tiver um segundo semestre espetacular, pode surpreender.

Outro nome que merece ser destacado é o de Neymar. O brasileiro vem tendo uma temporada incrível pelo Barcelona e já foi decisivo em diversos jogos. Além disso, Neymar foi fundamental para a conquista da Copa América pela Seleção Brasileira e pode se tornar o primeiro brasileiro a vencer o prêmio desde Kaká, em 2007.

Outros jogadores que aparecem na lista de indicados são o goleiro alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e o atacante polonês Robert Lewandowski, também do Bayern. Ambos tiveram ótimo desempenho na última temporada, mas não chegam a ser favoritos na disputa.

No entanto, o favoritismo de Messi é incontestável. O jogador argentino é um dos melhores de todos os tempos e pode fazer história ao conquistar sua quinta Bola de Ouro. Resta esperar o anúncio do vencedor, marcado para o dia 11 de janeiro de 2016, e conferir se o favoritismo se confirmará.